Estamos a contratar! Candidate-se AGORA!
(+351) 963508587

Limpar, higienizar ou desinfectar:

Qual é a diferença?

Limpeza, higienização e desinfecção são três processos diferentes. Todos os três têm um tempo e um lugar para manter um ambiente seguro para  qualquer pessoa .Quer você atenda clientes, tenha um condomínio,tenha pacientes ou estudantes, manter seu local limpo e desinfetado é importante para todos.

Esses processos podem ser resumidos da seguinte forma:

  • Limpeza remove detritos, poeira e sujidade das superfícies, mas não necessariamente mata os germes.
  • Sanitização é o processo de remoção de germes por limpeza ou desinfecção de superfícies.
  • Desinfetar refere-se especificamente a matar germes por meio do uso de produtos químicos. Não os remove fisicamente, mas pode diminuir o risco de propagação da infecção.

“Quando tudo o resto falha, ordem e limpeza possuem uma clareza de propósito no recomeço de cada fase da nossa vida.”Sue Grafton

O que é Limpeza?

A limpeza envolve a remoção de sujidade, matéria orgânica e germes de uma superfície. Requer lavagem ou esfregamento com água e sabões, detergentes, solventes ou enzimas. O tipo de pano usado durante a limpeza pode fazer a diferença. Os panos de microfibra são ecologicamente corretos e o material é ótimo para reter sujeira e germes.

De acordo com o Centro Médico Davis da Universidade da Califórnia, as esfregonas de microfibra foram capazes de reduzir as bactérias em 99% no chão, em comparação com as esfregonas de algodão, que apenas reduziram as bactérias em 30%

Uma coisa a ter em mente é que a limpeza não mata os germes. Em vez disso, ele os remove da superfície que está sendo limpa. A limpeza pode diminuir significativamente o número de germes em uma superfície e reduzir muito o risco de patógenos. Mas a limpeza por si só não garante que uma superfície seja segura. Germes nocivos podem permanecer depois. É por isso que a limpeza geralmente é a primeira etapa de um processo, a ser seguida pela desinfecção.

O que é Higienização?

A Higienização é um processo que reduz o número de contaminantes bacterianos a níveis seguros, de acordo com as exigências de saúde pública. Um desinfetante deve remover 99,999% de uma bactéria de teste específica em 30 segundos. Podem funcionar removendo os germes ou matando-os. Desinfetantes devem ser usados ​​em superfícies que já estão limpas.

Há uma diferença entre higienizar e desinfetar. A higienização é menos completa, mas mata as bactérias rapidamente. É frequentemente associado à indústria de alimentos, por causa dos requisitos que determinam que as superfícies de contato com os alimentos sejam higienizadas após o uso. No entanto, o envio rápido de germes é útil em muitos campos. Nem sempre você tem tempo ou meios para remover completamente os germes em um piscar de olhos, mas é importante dedicar alguns segundos para derrubá-los a níveis seguros.

A Higienização geralmente é realizada com cloro ou com soluções à base de amônia quaternária. Aplicar um desinfetante em uma superfície e deixá-lo assentar por 30 segundos ou mais geralmente dá conta do recado. Esses 30 segundos são essenciais – e muitas vezes esquecidos.

A higienização tem uma falha gritante: embora possa eliminar bactérias rapidamente, não remove o crescimento de fungos ou vírus. Isso significa que, embora a higienização seja uma maneira excelente e rápida de reduzir os patógenos, não protege contra todos eles.

O que é Desinfecção?

Além de padrões mais elevados para a eliminação de patógenos por percentagem, os produtos focados nesta categoria visam eliminar uma gama mais ampla de patógenos do que apenas bactérias, incluindo vírus. A desinfecção pode ser química ou física (geralmente usando calor).

Os desinfetantes limitados têm como alvo um grupo específico de microrganismos. Eles podem ser eficazes para matar os tipos de bactérias que causam infecções por estafilococos, por exemplo, mas não os tipos que causam a salmonela.

Os desinfetantes gerais também são chamados de desinfetantes de amplo espectro. Eles são eficazes contra os dois principais grupos de bactérias e são bons para uso geral em residências e empresas.

Você também pode ver “esterilizantes”, que têm como alvo vírus e fungos. A esterilização difere da higienização e desinfecção. Refere-se à erradicação total de todos os microrganismos, ao invés da redução dos nocivos. Outra classificação que você pode encontrar é “tuberculocídio”, que pode matar o vírus que causa a tuberculose. A tuberculose geralmente não se espalha de superfícies. Mas os tuberculocidas ainda são importantes, porque a tuberculose é muito difícil de matar. Se uma substância pode matá-lo, é uma bom indicador da potência geral dessa substância.

A desinfecção de rotina é uma parte importante para manter o seu local limpo e prevenir a propagação de doenças infecciosas. Superfícies de alto contato devem ser desinfetadas pelo menos uma vez ao dia, após limpeza.

A importância destes 3 Métodos

É importante manter o seu local livre de patógenos. Protega os seus clientes, espaços comuns ou pacientes. O uso de todos métodos não protege apenas contra a perda de saúde e propagação de doenças, protege também contra a perda de produtividade, perda de negócios e problemas de responsabilidade.

As questões específicas de responsabilidade em torno do COVID-19 estão atualmente sujeitas a uma mudança no cenário jurídico, à medida que vários órgãos legislativos em todo o país debatem se devem proteger as empresas de responsabilidades nesse caso específico.

Mas, independentemente de como esses problemas sejam resolvidos, há outras consequências a serem consideradas.
Um surto mal tratado pode ser desastroso para a reputação de uma empresa, corroendo a confiança dos clientes e dos funcionários. Esse tipo de dano não pode ser eliminado por lei.

Não se trata apenas de prevenir a propagação do COVID-19. Os procedimentos de limpeza adequados podem reduzir o risco de doenças como salmonela, gripe, rinovírus, infecções por estafilococos e muito mais. Criar um ambiente seguro e higiênico para as pessoas que trabalham e patrocinam sua empresa cria confiança entre você, seus funcionários e seus clientes.

Previous Post